Paralelamente ao “boom” do Facebook em Portugal, estão a aparecer vários sites que publicam as fotografias mais ousadas que encontram no Facebook, embora não não tenha conhecimento legal do que as visadas podem fazer legalmente, o melhor é evitar aparecer nesse género de listas, de forma a não ter expostas publicamente fotografias que de alguma forma prejudicam a sua imagem publica.
Esse site normalmente tem títulos como “Porcas do Facebook”, “Badalhocas no Facebook”, Mulheres nuas no Facebook, entre outros do mesmo género, em que a temática explorada é sempre a mesma, fotografias mais indiscretas quase sempre de mulheres que se expõe nas redes sociais.
Muitas das vezes quem coloca as fotografias não tem consciência das consequências, normalmente são miúdas (“pitas”) que na sua inocência querem dar nas vistas, ou querem simplesmente mostrar aos amigos como foram as férias, uma das consequências mais graves é atrair os predadores sexuais que andam agora espalhados pela internet e que procuram as suas vitimas nas redes sociais. E associando as imagens a outras informações publicadas como por exemplo a escola que frequentam ou a cidade onde moram, esses predadores tem tudo o que precisam para entrar em acção. Este é o perigo maior, e este género de crime está em constante crescimento.
Outras das consequências da publicação de fotografias provocatórias ou de conteúdo dúbio nas redes sociais, é que vão perder o controlo de retirar a fotografia da internet porque alguém já a pode ter guardado e mesmo que a apaguem do vosso perfil, quem guardou a fotografia pode voltar a publicar.
Imaginem que vão procurar emprego e que a pessoa que vos entrevista é um daqueles amigos que adicionam à sorte. Acham que algum patrão vai querer alguém a trabalhar que se expõe nas redes sociais???